Velha Geração - Nostalgia Total
O Dono Do Mundo 1991 É Uma Telenovela brasileira

O Dono Do Mundo 1991 É Uma Telenovela brasileira

17 de maio de 2020 | Velha Geração | Sem categoria

O Dono do Mundo conta a história. Que se passa no Rio de Janeiro, nos apresenta como protagonista o cirurgião plástico Felipe Barreto (Antônio Fagundes). Um homem altivo e bem-sucedido profissionalmente. Atualmente Casado por mero interesse com Stela (Gloria Pires). A princípioa filha do empresário Herculano Maciel (Stênio Garcia), Felipe demonstra toda sua amoralidade ao conhecer Márcia (Malu Mader), uma pobre e ingênua professora que está noiva de Walter (Tadeu Aguiar), funcionário de sua clínica. fica Encantado desde o primeiro momento em que a conheceu, o cirurgião fica ainda mais obcecado pela moça quando descobre que ela é virgem.

No dia do casamento de Márcia e Walter. Felipe aposta com o amigo Júlio (Daniel Dantas) que consegue levar a noiva para cama antes do próprio noivo. Aposta feita, o pilantra trata logo de pôr em prática o seu plano egoísta. Oferecendo aos recém-casados uma lua-de-mel no Canadá, para onde ele também está partindo.

Na noite de núpcias do jovem casal. Felipe dá um jeito de tirar Walter do hotel e seduz Márcia. Conseguindo consumar seu ardiloso esquema e saciando seu desejo por ela. Porém Mas as consequências dessa investida acabam sendo trágicas. Walter flagra os amantes na cama e, desnorteado, sai de carro e sofre um acidente fatal. A morte dele recai sobre as costas de Márcia, que é vista com desprezo por todos.

O Corte no Rosto

Antes de mais nada ela descobre que está grávida e, ao procurar por Felipe, fica sabendo que o que aconteceu naquela noite não passou de uma aposta barata, sendo ainda aconselhada por ele a fazer um aborto. igualmente a professora não segue a recomendação, mas acaba perdendo o bebê um tempo depois. Numa das cenas mais marcantes da trama, márcia, possessa, vai à clínica de Felipe e lhe corta o rosto com um bisturi.

Arrasada com todos os acontecimentos e disposta a se vingar de seu algoz, márcia encontra na cafetina Olga Portela (Fernanda Montenegro) o seu maior amparo. Com o auxílio dela, que conhece muito bem os pobres do passado de Felipe, a professora consegue dar início ao seu plano de vingança e coloca o cirurgião safado na cadeia. Enfim Só que, a essa altura, ela já está apaixonada pelo cretino.

A princípio para driblar a baixa audiência. Gilberto Braga foi convencido a mudar o perfil de Felipe Barreto, pois a canalhice do personagem não agradava ao público. Assim, o cirurgião acabou ganhando cores de mocinho. A personagem de Malu Mader, excessivamente ingênua, também sofreu rejeição e teve que ser reformulada. A cena do bisturi marcou essa mudança de personalidade.

Ao mesmo tempo, em que a audiência repugnava os protagonistas de Antônio Fagundes e Malu, adorava o casal Thaís (Letícia Sabatella) e Guilherme (Angelo Antônio), o Beija-Flor. Ela, uma garota que vê na prostituição uma alternativa para ascender socialmente. Ele, um marginal que, para agradar de vez o espectador, se torna um homem de bem. O romance deu tão certo que acabou ultrapassando a barreira da ficção. Letícia e Angelo se casaram logo após a novela e viveram juntos até 2003.

o-dono-do-mundo
Malu Mader e Antônio Fagundes, os protagonista da novela O Dono do Mundo

Índices de audiência da Novela o Dono do Mundo

Para inflar os índices de audiência de “O Dono do Mundo”, Gilberto contou com a honrosa colaboração de Sílvio de Abreu, a quem tinha dado uma mão em “Rainha da Sucata” no ano anterior. Juntos, os autores conseguiram imprimir maior agilidade à trama, delinear melhor os personagens e, consequentemente, cativar o público.

O fato é que a novela, além de todos os problemas internos, vinha sofrendo ao dividir a atenção da audiência com a mexicana “Carrossel” – exibida com grande sucesso pelo SBT -, que também fisgou uma respeitável porcentagem do “Jornal Nacional”. O embate entre às duas emissoras no horário lembrou a briga que o Globo travou com a Rede Manchete em 1990, quando o canal paulista emplacou o maior êxito de sua história: “Pantanal”.

  Personagens que Começaram a Ganhar Destaques

Com a reformulação quase total, outros personagens e núcleos passaram a ganhar destaque em “O Dono do Mundo”, como a divertida socialite Karen, de Maria Padilha; o romance entre Stela e Rodolfo (Kadu Moliterno, que Gilberto dizia ser o verdadeiro mocinho da história); o núcleo do subúrbio; além dos já citados Thaís e Beija-Flor, que conquistaram o carinho do público ao som de “Codinome Beija-Flor”, de Cazuza, na voz de Luiz Melodia.

o dono do mundo
Elenco da Novela O Dono do Mundo
Atriz que mais brilhou na novela O Dono do Mundo

Mas quem mais brilhou nessa nova fase foi Nathalia Timberg. A sua amarga Constância Eugênia, mãe do personagem de Fagundes, dizia os maiores impropérios, se tornando assim a grande vilã da novela — mais uma, na galeria da veterana atriz. Bom, dizer que Nathalia foi quem mais brilhou em “O Dono do Mundo” talvez não seja a afirmação mais correta, pois Fernanda Montenegro, que dispensa adjetivos, também estava ali, na pele da já mencionada Olga Portela, uma cafetina impagável.

E o melhor: às duas consagradas atrizes eram ferrenhas inimigas na trama. Constância odiava Olga por ela ter sido amante de seu marido, Altair (Paulo Goulart). No fim, é revelado que a cafetina é a verdadeira mãe de Felipe. Assim cirurgião, então, deixa de bancar as mordomias de Constância, Dessa forma que é obrigada a mudar do luxuoso apartamento onde mora e a ver seus móveis transportados por uma caminhonete chinfrim.

Entrevista de Gilberto Braga

Em entrevista, Gilberto Braga já disse que se orgulha muito da premissa de “O Dono do Mundo”, porém, admite que pesou a mão na crítica social. Talvez sem a intenção, a novela enaltecia a elite e pintava a população pobre como meros infelizes, Portanto Enfimcriando dessa forma um olhar pessimista para a realidade brasileira naquele momento. Afinal Isso, sobretudo, é apontado como o maior equívoco da produção. No cinema, “O Dono do Mundo” certamente teria sido um sucesso de bilheteria.

o dono do mundo
Abertura da Novela O Dono do Mundo

Confira também:

Geração de Consoles Previsões Para A Nova Geração!


Posts Relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *